Conheça os Prémios PME de Excelência Atribuídos pelo IAPMEI

prémios-pme-de-excelência-atribuídos-parceiro-de-negócios

Todos os anos o IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação) reconhece um vasto rol de PMEs portuguesas pela sua excelência, focando-se principalmente no seu desempenho económico e social.

Na última edição, o número de empresas premiadas com esta distinção chegou a 1947. A maioria destas organizações tem sede no norte e no centro do território nacional.

prémios-pme-de-excelência-atribuídos-balcão-de-negócios

Quanto à distribuição dos prémios entre os setores, cerca de 32% das empresas galardoadas atuam na indústria, 26% no comércio e 20% no turismo.

Em relação aos outros setores, a ordem decrescente de representação na lista é serviços (12%), construção (5%), transportes (4%) e, finalmente, agricultura e pescas (1%).

Quais são os principais critérios para uma pequena ou média empresa poder receber o selo de excelência do IAPMEI?

No ano anterior, a empresa deve ter alcançado uma autonomia financeira igual ou superior a 37,5%, incluindo capitais próprios e ativos. No que toca à rendibilidade líquida do capital próprio, este deve ser igual ou superior a 12,5%.

Vejamos agora os valores necessários para os cálculos que envolvem o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização).

Os resultados da dívida líquida a dividir pelo EBITDA, do EBITDA a dividir pelo ativo e do EBITDA a dividir pelo volume de negócios devem ser, respetivamente, igual ou inferior a 2,5, igual ou superior a 10% e igual ou superior a 7,5%.

Por fim, o crescimento do volume de negócios deve registar um valor igual ou superior a 0%. A sua PME está próxima de alcançar estes objetivos?

Fale connosco para o guiarmos. E, muito brevemente, a sua empresa poderá estar elegível para um prémio de excelência do IAPMEI.