Estas são algumas dicas simples, mas vitais, que todos na sua pequena ou média empresa, desde os decisores aos colaboradores, devem aplicar para garantir a segurança no local de trabalho.
Preste atenção a cada tarefa
A concentração é necessária em qualquer tarefa, especialmente ao realizar trabalhos mais suscetíveis de colocar em risco a segurança, a saúde, ou mesmo a vida dos trabalhadores.Evitar distrações vai contribuir imensamente para que se evitem os acidentes.
Não se exponha desnecessariamente ao risco
Mesmo que o trabalhador esteja focado na tarefa, pode correr grandes riscos por causa da negligência. Use todos os sistemas, recursos e materiais de segurança a que tem acesso.
Nunca fique perto de áreas onde estão a ser desempenhados trabalhos potencialmente perigosos, a menos claro, que estejam ao seu cargo. E nunca passe por locais interditos.
Mantenha o seu local de trabalho organizado
Muitos acidentes acontecem devido à desorganização provocada por ferramentas ou equipamentos deixados ao acaso. A atenção à limpeza também é essencial. Certos resíduos causados pela falta de manutenção das máquinas ou das instalações podem ser severamente prejudiciais.
Use sempre os equipamentos de proteção individual
Conhecidos como EPIs, estes equipamentos têm o objetivo de reduzir grandemente os acidentes no trabalho. Saiba que todas as empresas são obrigadas a fornecê-los.
Tem o direito de recusar participar numa tarefa se não lhe forem disponibilizados estes recursos. Mas a responsabilidade é do trabalhador se os tiver e não os usar.
Desde o primeiro dia, a sua pequena ou média empresa deve estabelecer sérias medidas de segurança que respeitem a lei e contribuam para o crescimento da sua atividade sem incidentes impeditivos.